Our Blog

Latest News

Salvador encolheu, e esta é uma ótima notícia

O período de festas juninas, que é tradição no nosso estado, chegou ao fim! Foi muita festa, animação e aquecimento da economia.

Agora, vamos dar início ao segundo semestre do ano! O tempo está voando, né?

Por aqui estamos focados na entrega nas obras do TERRAÇO CABULA, e no processo de licenciamento dos nossos novos projetos. Um deles deve ser lançado ainda neste ano, na região da Pedra do Sal. Desenhado pelo arquiteto Ivan Smarceviski, adianto que ficou coisa de cinema… ou de uma bela bossa nova!

Confira abaixo foto tirada no dia 29/06 da nossa nova câmera instalada para acompanhar a evolução da obra do Terraço, que segue em excelente ritmo!

Nova câmera instalada para acompanhamento da obra do Terraço Cabula

Salvador encolheu, e por que esta é uma ótima notícia?

Ontem foi divulgado parte dos dados do nosso último censo demográfico de 2022. Para surpresa de muitos, inclusive do prefeito Bruno Reis, a capital baiana foi a que teve e maior redução populacional em comparação ao censo de 2010, de quase 10%.

Somos em Salvador atualmente cerca de 2,4 milhões de habitantes, 257 mil a menos que 12 anos atrás. Passamos de terceira para quinta maior cidade do Brasil, agora atrás também de Brasília e Fortaleza.

Mas a que se deve tal fenômeno e o que isso interfere na nossa vida?

AUMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA

Parte dessa dinâmica pode ser explicada pelo aumento populacional das regiões limítrofes de Salvador. Camaçari e Lauro de Freitas, por exemplo, ganharam mais de 50 mil habitantes cada uma.

As limitações geográficas para crescimento da nossa capital são evidentes, com mar por todos os lados, relevo acidentado e baixo nível de planejamento urbano, por questões também históricas. Isso pressiona o custo de novos terrenos e novas moradias, o que faz com que haja uma migração natural para a região metropolitana, em busca de imóveis a preços mais acessíveis.

NOVA DINÂMICA ECONÔMICA DA BAHIA E DO BRASIL

A Bahia mudou completamente a sua dinâmica econômica. Temos fruticultura em no norte, somos potência em grãos na região oeste e um emergente player no mercado de geração de energia renovável no serão, com eólica e solar crescendo de forma surpreendente. Isso sem falar no fenômeno turístico e imobiliário que virou o litoral norte, nossas praias do baixo sul e a região da Chapada Diamantina.

Tudo isso demanda gente. Gente que busca prosperidade migrando dentro do nosso próprio estado ou para atender a incrível demanda do nosso agronegócio em outras regiões.

REDUÇÃO DAS FAMÍLIAS

Minha mãe é de família de 8 filhos. Meu pai de 4. Eu tenho 1 filho e não planejo outros. Não por vontade, mas por toda a responsabilidade que hoje envolve educar e prover o afeto que um filho merece.

Não tenho amigos no meu círculo com mais de 2 filhos e diversos que optaram por não ter filhos. Essa é uma dinâmica mundial e que afeta inclusive as perpesctivas de desenvolvimento econômico de países como o Brasil, que terá que lidar com menos pessoas produzindo e mais aposentados.

Salvador não foge desta dinâmica e terá que lidar com isso através do fomento de suas maiores vocações, na esfera de serviços, turismo e economia criativa.

E COMO SALVADOR SAI GANHANDO

Redução populacional não é sinônimo de perda para economia. Muito pelo contrário. Pode ser uma bela oportunidade.

Estamos reduzindo a pressão sobre serviços de saúde e educacional, podendo assim qualifica-los de forma apropriada. Nossa infra pode ser acomodada a um novo padrão que melhore a nossa qualidade de vida e reduza o custo de morar e viver.

Com melhor qualidade de vida atraímos capital intelectual, com todos os ativos naturais e culturais que possuímos. A vinda deste capital intelectual, além de movimentar a economia, fomentará o empreendedorismo e o investimento privado. Ajudará a inserir também Salvador na nova economia, visto boa parte deste movimento tende a se dar em setores da área de tecnologia e financeiro, sobretudo startups.

Será? Gosto de olhar o copo cheio. E pra mim essa foi uma grande notícia!

Então, o que achou dos dados do novo Censo do IBGE? Responde aqui neste email!

Forte abraço,

Rafael Rios

Sócio e Fundador da BRL

Porque IMOBILIÁRIO terá um belo semestre
BRL Hub Imobiliário INAUGURADO

Leave a Reply