Our Blog

Latest News

Design de Interiores: Qualidade de Vida e Bem-Estar

Nesta edição, convidamos Gesica Anastácio, Arquiteta e Designer de Interiores para falar um pouco sobre a importância do Design de Interiores na qualidade de vida das pessoas.

A importância do Design de Interiores na qualidade de vida das pessoas [ARTIGO EXCLUSVO BY GESICA ANASTACIO]

Designer de Interiores é o profissional qualificado para planejar ambientes internos ou externos de edificações das mais diversas categorias. Após entrevistas afim de decifrar gostos e desejos do indivíduo, ele está pronto para usar toda sua preparação e capacidade técnica para projetar ambientes personalizados, esteticamente belos e funcionais.

Este profissional planeja cada ambiente priorizando o bom funcionamento dos espaços com o intuito de otimizar as tarefas do cotidiano, tornando-as mais prazerosas e menos cansativas. Também planeja as sensações que o ambiente pode proporcionar, entre elas, relaxamento, alegria, paz, motivação, ampliando a importância de buscar melhor qualidade de vida através do uso de ambientes planejados por profissionais treinados.
Foto: Apartamento Decorado – Stand Terraço Cabula

Enxergar além dos padrões impostos por décadas não é uma tarefa fácil mas é necessário entender que a sociedade está em constante evolução o que afeta o ambiente que vivemos também. Talvez a grande mudança que tenhamos vivido recentemente foi com a popularização do “home office”, que veio a demandar uma atenção especial à funcionalidade e acolhimento de um bom ambiente para trabalharmos.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o projeto de interiores não se detém apenas em transformar ambientes em locais esteticamente bonitos. Ele abrange fatores que vão desde a acessibilidade, o conforto acústico, térmico, ergonomia e iluminação que visam proporcionar saúde e bem-estar a quem for utilizá-lo.

Cores e mais cores

As cores também exercem um papel fundamental na composição dos ambientes planejados. Assim como todos os outros elementos citados anteriormente são utilizados de forma intencional buscando resultados sensoriais específicos. A psicologia das cores é utilizada para estimular sensações, destacando-se como uma das mais poderosas ferramentas para provocar emoções e sentimentos. Baseado nestes estudos entende-se que para cada função de ambiente deve-se utilizar a cor mais adequada para estimular o comportamento desejado.

Foto: Projeto de interiores da Arq. Gesica Anastacio (Instagram: @gesicaanastacio)
Buscar suporte técnico de profissionais qualificados sempre será um caminho assertivo. Lançar um olhar mais cuidadoso sobre o ambiente que nos envolve diariamente é um passo chave na linha de alcançarmos uma melhor qualidade de vida.

Gente gosta é de casa! 

Espero que tenha curtido o conteúdo dessa semana!
Estrutura em Parede de Concreto – Benefícios e Desafios
Conforto Acústico: bem estar para a convivência nas edificações

Leave a Reply